Casamento: O que isso significa?

Enviado em 27 d agosto d 2009, sob Relacionamentos

Pés unidosPor Isabella Bovendorp

Acredito que há muitas pessoas se equivocando com o verdadeiro sentido do “casamento”, e destruindo de graça um amor outrora tão lindo no começo do relacionamento.

Lendo uma entrevista, apareceu a declaração de uma pessoa conhecida que, logo depois de ter passado por duas separações, disse: “o casamento destrói o amor”. Infelizmente receio que é isso mesmo que aconteça, já que a maioria das pessoas atualmente entendem este “evento” como um marco que vai mudar toda e pra sempre sua vida.

Acredito que o casamento venha para deixar uma vida que já era boa melhor ainda, já que agora vai ter uma pessoa super bacana para participar dessa vida junto com você. Mas infelizmente não é o que ocorre com muitos casais que conseqüentemente caminham para a frustração, insatisfação amorosa e pessoal, refletindo na vida no geral.

Com o passar do tempo e com certa intimidade os casais acham que são donos uns dos outros, que podem interferir a todo momento na vida do parceiro. Parece que há um peso enorme sobre a relação, em que, é feita a parte prática do dia-a-dia, mas esquecido o real motivo que faz com que estas duas pessoas estejam ali, lado a lado, compartilhando suas vidas.

O casamento no civil mesmo só serve para mudar seu nome no papel; você continua livre para pensar o que quiser e correr atrás dos seus sonhos e desejos na hora que achar que deve.  Casar-se não é se amarrar a alguém, pelo contrário, é sentir a felicidade de ter encontrado uma pessoa que quer se lançar na vida junto com você!

Não sabemos exatamente o que acontece, mas as pessoas acham que porque vão casar ou estão casadas tem garantia de alguma coisa. Ou de fidelidade eterna, ou de não ficar sozinha. O casamento nada mais é do que uma celebração do amor, uma festa que se proporciona para pessoas queridas com o objetivo de compartilhar o amor. O verdadeiro casamento é aquele em que ambos já são felizes sozinhos, mas que acham que unidos podem ser mais felizes ainda!

O casamento no civil mesmo só serve para mudar seu nome no papel, você continua livre para pensar o que quiser e correr atrás dos seus sonhos e desejos na hora que achar que deve.  Casar-se não é se amarrar a alguém, pelo contrário, é sentir a felicidade de ter encontrado uma pessoa que quer se lançar na vida junto com você! Tem coisa mais maravilhosa?

Um casamento satisfatório, leve e verdadeiro, é aquele em que ambos já são felizes sozinhos, mas que acham que unidos podem ser mais felizes ainda!

Outro dia também li a entrevista de uma atriz que reforçou ainda mais o pensamento sobre esse assunto. Quando perguntaram se ela imaginava que a sua relação com o marido (eles estão juntos há 25 anos) pudesse terminar, ela respondeu:

“O meu casamento está muito bem. Mas não sei o que será amanhã. Não existe uma relação que seja estática e livre do perigo. Eu posso meu apaixonar. Ele pode se apaixonar. Tudo pode acontecer. Isso é um fato. E o que eu vou poder fazer.”

Achei interessante seu pensamento. Mas essa é uma visão que só quem está bem resolvido consigo mesmo consegue ter.

Entre conclusões, acredito que, de certa forma, para se estar feliz e livre em uma relação você precisa primeiro estar bem sozinha, porque daí o que vem com a outra pessoa é só para deixar sua vida melhor ainda. Então, que seja eterno enquanto durar o amor (que dure para sempre) e o prazer de ter determinada pessoa em sua companhia. Isso é amar com liberdade… essa é a forma mais bela de viver este sentimento tão puro, que só quem se ama de verdade consegue sentir!

Foto: Rui Scheidt Feix

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Tags: , , , , , ,

Deixe o seu comentário

1 comentário:

  1. Roberto Cratxo

    E quando você sonha em casar , ter filhos , uma família , mas seus relacionamentos acabam muito sedo ou porque somos jovens ainda e queremos “curtir” não ter responsabilidades e compromisso com a relação.Quem está infeliz consigo mesmo? Quem quer ou quem não quer casar?